quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

O vulcão de Santorini

Santorini é um pequeno e circular arquipélago vulcânico localizado no extremo sul do grupo de ilhas gregas denominadas de Cíclades, no Mar Egeu. O arquipélago faz parte do arco vulcânico Helênico localizado em torno de 120 km ao norte de Creta e 200 km a sudeste da cidade de Atenas.
Segundo o site Santorini Decade Volcano, Santorini consiste atualmente de um grupo de ilhas, na qual a mais importante é Thera. Estas ilhas são compostas quase que totalmente por rochas vulcânicas formadas a partir de centenas de erupções durante os últimos dois milhões de anos, algumas delas sendo eventos formadores de caldeiras.
O vulcanismo na área de Santorini começou por volta de 2 milhões de anos atrás com a extrusão de lavas de composição dacítica a partir dos condutos na área da atual península Akrotiri e continuou a produzir diferentes tipos de lavas e fragmentos piroclásticos. Entretanto, o mais característico tipo de atividade nos últimos 200.000 anos tem sido a construção cíclica de vulcões do tipo escudo interrompidos por grandes eventos explosivos e destrutivos como a erupção denominada de Minóica.
A erupção Minóica aconteceu por volta de 1645 antes de Cristo no final da Idade do Bronze. Ela foi uma das maiores erupções Plinianas dos últimos tempos, onde foram expelidos entre 30-40 km3 de magma de composição riodacítica e o Índice de Explosividade Vulcânico estimado é de 6. A erupção foi seguida pelo colapso de câmara magmática que alargou a caldeira existente. A altura da coluna de erupção pliniana é estimada entre 35-40 km e dispersou tefra através da porção leste do Mar Mediterrâneo e deve ter levado a um impacto climático de escala global.
Seus depósitos sobre a ilha de Santorini consistem de até 50 metros de espessas camadas de púmice e cinzas esbranquiçadas, produtos de queda piroclásticas da coluna, fluxos piroclásticos de grandes dimensões (ignimbritos), surges, fluxos de lamas e escorregamentos. A erupção destruiu uma ilha habitada e culturalmente altamente desenvolvida que talvez tenha dado origem a lenda da Atlântida. Escavações desde 1969 próximo a Akrotiri trouxeram à luz uma importante cidade Cicládica, famosa por suas bem preservadas e magníficas pinturas e afrescos de parede.

É impressionante como uma erupção vulcânica pode ser tão destrutiva ao ponto de formar várias camadas de afloramentos e também destruir civilizações inteiras.  










Seguidores