quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Contrução de perfis topográficos e cortes geológicos


Carta geologica



Na carta geologica, sendo uma representação bidimensional, podemos localizar com facilidade a existência de dobras, falhas, cavalgamentos; contudo, não temos uma imagem precisa do que existe em profundidade.


 A construção de cortes geologicos é uma tecnica que consiste na representação gráfica da secção de terrenos que são intersectados por um plano, geralmentevertical.
Para realizar um determinado corte geológico, é necessária, em primeiro lugar, a construção do perfil topográfico. Um perfiltopográfuco é uma representação bidimensional que permite visualizar o relevo ao longo de uma linha traçada sobre a carta, geralmente um segmento de recta.

Perfil geologico
Após a construção do perfil topografico podemos realizar cortes geológicos segundo a mesma linha recta traçada sobre a carta . A realização de um corte geologico permite visualizar a disposição e a relação entre as diferntes litologias que se encontram em profundidade.


Contrução do corte geologico

No final, estabelecem-se os encontros de limites e correlacionam-se as várias camadas, para obter um resultado coerente com a representação cartográfica observada e analisada no mapa.
Texto elaborado a partir da informação contida no livro de Geologia de 12ºano da Porto Editora e a actividade elaborada na aula de geologia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores