quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Fissura em glaciar na Antártida vai formar icebergue do tamanho de Nova Iorque

Visto que no âmbito da geologia estamos a tratar o tema os glaciares, decidimos dar a conhecer esta notícia , que não passa de um exemplo da formação de um icebergue de grandes dimensões através de uma fissura glaciar.


Fissura glaciar
A descoberta foi feita por um avião utilizado pela Agência Espacial Norte-americana (NASA) para medir as condições dos glaciares. O pedaço enorme de gelo que está a desintegrar-se dia após dia.
Tem cerda de 30 quilómetros de comprimento, 50 de profundidade e em 2012 vai isolar-se, ou seja, vai desintegrar-se de todas as outras partes geladas formando um icebergue, que terá aproximadamente a área de Nova Iorque.
As imagens podem ser vistas do céu e foram captadas a bordo de um avião utilizado pela NASA que mede constantemente este tipo de blocos gelados dos glaciares.
O pedaço de gelo que continua a desintegrar-se cerca de dois metros por dia, pertence ao glaciar Pine Island, situado no oeste da Antártida.
Contudo, a NASA afirma que nada tem a ver com o aquecimento global. O acontecimento está apenas relacionado com ciclos naturais daquela região.

http://www.ptjornal.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores