quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Os glaciares



Os glaciares constituem enormes massas de gelo, resultantes da acumulação e recristalização de neve, que se deslocam por acção da gravidade. Existem três tipos fundamentais de glaciares:

Æ Glaciares de montanha: incluem os glaciares alpinos ou de vale - a neve acumula-se em bacias de recepção constituindo uma língua glaciária que avança pelas encostas e termina quando começa a fundir; e os glaciares pirenaicos, suspensos ou de circo - em que não se forma língua glaciária e a fusão do gelo pode originar a formação de lagos de circo ou lagos de barragem; as línguas glaciárias podem apresentar fracturas perpendiculares designadas por crevasses;

Æ Fiordes - forma-se a partir de uma língua glaciária que gera um vale, cujo leito é mais profundo que o nível do mar com o qual contacta;

Æ Glaciares polares ou inlandsis - correspondem a extensas calotes glaciares que cobrem sobretudo a Gronelândia e a Antárctida, que deslizam por terrenos inclinados atingindo o mar; por vezes fragmentam-se originando os icebergs.

Os glaciares contribuem para a modelação da superfície terrestre através dos processos de alteração, erosão, transporte e sedimentação resultantes dos fenómenos de gelo e degelo. Os materiais rochosos transportados pelos glaciares provocam a corrasão ou abrasão glaciar das rochas do leito, polindo-as e originando estrias, na direcção do movimento do gelo, o que permite arredondar as arestas das rochas conferindo-lhes um aspecto mais ou menos arredondado – rochas aborregadas.

Os vales escavados pela acção erosiva dos glaciares têm a forma de U, por onde o material detrítico transportado e depositado pelo gelo se alinha em zonas que constituem as moreias.As moreias podem ser classificadas de acordo com a sua posição em: moreias de fundo, quando o material transportado ou depositado pelo gelo está junto ao fundo do glaciar; moreias laterais, quando o material transportado ou depositado pelo gelo está junto às margens; moreias terminais ou frontais, quando o material transportado ou depositado pelo gelo está na zona frontal do glaciar; e moreias médiasque resultam da confluência de duas línguas glaciárias.

Por vezes os materiais de maiores dimensões que são transportados e arrastados pelos glaciares dispersam-se de forma anárquica pelos terrenos – blocos erráticos


quando se verifica a fusão do gelo. Este e outros aspectos do modelado glaciar podem ser observados em Portugal na região da Serra da Estrela.

Os glaciares sofrem alterações anuais em função das variações de temperatura ocorridas ao longo da sucessão das estações. Para além das variações sazonais os glaciares sofrem igualmente modificações resultantes de importantes alterações climáticas (p.ex. as glaciações ocorridas durante o Período Quaternário).

http://biogeo.paginas.sapo.pt/geo12/geo12_contents02.htm


Na imagem abaixo encontra-se um pequeno esquema de um glaciar onde se visualizam as diferntes geoformas glaciárias.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores