sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

"Global Warming"

  
National Geographic Documentary

Como já vimos apartir da visualização do video, o Aquecimento Global  pode provocar mais do que o derretimento do gelo polar, tendo como outras consequências a alteração dos mapas como hoje conhecemos em que costas e vastos territírio são invadidos pelo mar; a alteração dos climas em varias zonas do planeta podendo provocar o desaparecimento de habitats e extinção de espécies que posteriormente causará um desiquilibrio na biodiversidade.
A mensagem que pretendemos passar ao publicar este video consiste em provocar um sentimento reflexivo quanto ao que o nosso Planeta enfrenta, tendo como base mostrar a importancia de que é preciso salvar "a nossa casa" de nós propios, visto que é o único que temos.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Sismo nas Ilhas Salomão

Visto que na Terra estão sempre a acontecer fenómenos geológicos como sismos ou erupções vulcânicas,  decidimos publicar um sismo recente que acontecera no passado dia 14.02.2012 nas ilhas salomão que se situam no anel de fogo do pacífico onde ocorrem constantemente sismos pois é uma zona prupícia à ocorrência destes.



Um terremoto de magnitude 6,5 graus na escala Richter sacudiu nesta terça-feira as Ilhas Salomão, no Pacífico Sul, sem que as autoridades tenham informado sobre mortos ou emitido um alerta de tsunami.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos, que vigia a atividade sísmica mundial, localizou o movimento telúrico a 54,7 quilômetros de profundidade e 178 quilômetros ao sudeste de Honiara, a capital do país.

A população mais próxima do epicentro é Kirakira, capital da província de Makira-Ulawa, na antiga ilha de San Cristobal, que conta com cerca de 1 mil habitantes.

Em abril de 2007, um terremoto de 8,1 graus gerou um tsunami que causou a morte de 30 pessoas e arrasou parte da cidade de Gizo.

Situadas ao leste de Papua Nova Guiné, as Ilhas Salomão estão sobre o Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica que é atingida a cada ano por cerca de 7 mil tremores, a maioria de intensidade moderada.

http://noticias.uol.com.br

Fissura em glaciar na Antártida vai formar icebergue do tamanho de Nova Iorque

Visto que no âmbito da geologia estamos a tratar o tema os glaciares, decidimos dar a conhecer esta notícia , que não passa de um exemplo da formação de um icebergue de grandes dimensões através de uma fissura glaciar.


Fissura glaciar
A descoberta foi feita por um avião utilizado pela Agência Espacial Norte-americana (NASA) para medir as condições dos glaciares. O pedaço enorme de gelo que está a desintegrar-se dia após dia.
Tem cerda de 30 quilómetros de comprimento, 50 de profundidade e em 2012 vai isolar-se, ou seja, vai desintegrar-se de todas as outras partes geladas formando um icebergue, que terá aproximadamente a área de Nova Iorque.
As imagens podem ser vistas do céu e foram captadas a bordo de um avião utilizado pela NASA que mede constantemente este tipo de blocos gelados dos glaciares.
O pedaço de gelo que continua a desintegrar-se cerca de dois metros por dia, pertence ao glaciar Pine Island, situado no oeste da Antártida.
Contudo, a NASA afirma que nada tem a ver com o aquecimento global. O acontecimento está apenas relacionado com ciclos naturais daquela região.

http://www.ptjornal.com

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Os glaciares



Os glaciares constituem enormes massas de gelo, resultantes da acumulação e recristalização de neve, que se deslocam por acção da gravidade. Existem três tipos fundamentais de glaciares:

Æ Glaciares de montanha: incluem os glaciares alpinos ou de vale - a neve acumula-se em bacias de recepção constituindo uma língua glaciária que avança pelas encostas e termina quando começa a fundir; e os glaciares pirenaicos, suspensos ou de circo - em que não se forma língua glaciária e a fusão do gelo pode originar a formação de lagos de circo ou lagos de barragem; as línguas glaciárias podem apresentar fracturas perpendiculares designadas por crevasses;

Æ Fiordes - forma-se a partir de uma língua glaciária que gera um vale, cujo leito é mais profundo que o nível do mar com o qual contacta;

Æ Glaciares polares ou inlandsis - correspondem a extensas calotes glaciares que cobrem sobretudo a Gronelândia e a Antárctida, que deslizam por terrenos inclinados atingindo o mar; por vezes fragmentam-se originando os icebergs.

Os glaciares contribuem para a modelação da superfície terrestre através dos processos de alteração, erosão, transporte e sedimentação resultantes dos fenómenos de gelo e degelo. Os materiais rochosos transportados pelos glaciares provocam a corrasão ou abrasão glaciar das rochas do leito, polindo-as e originando estrias, na direcção do movimento do gelo, o que permite arredondar as arestas das rochas conferindo-lhes um aspecto mais ou menos arredondado – rochas aborregadas.

Os vales escavados pela acção erosiva dos glaciares têm a forma de U, por onde o material detrítico transportado e depositado pelo gelo se alinha em zonas que constituem as moreias.As moreias podem ser classificadas de acordo com a sua posição em: moreias de fundo, quando o material transportado ou depositado pelo gelo está junto ao fundo do glaciar; moreias laterais, quando o material transportado ou depositado pelo gelo está junto às margens; moreias terminais ou frontais, quando o material transportado ou depositado pelo gelo está na zona frontal do glaciar; e moreias médiasque resultam da confluência de duas línguas glaciárias.

Por vezes os materiais de maiores dimensões que são transportados e arrastados pelos glaciares dispersam-se de forma anárquica pelos terrenos – blocos erráticos


quando se verifica a fusão do gelo. Este e outros aspectos do modelado glaciar podem ser observados em Portugal na região da Serra da Estrela.

Os glaciares sofrem alterações anuais em função das variações de temperatura ocorridas ao longo da sucessão das estações. Para além das variações sazonais os glaciares sofrem igualmente modificações resultantes de importantes alterações climáticas (p.ex. as glaciações ocorridas durante o Período Quaternário).

http://biogeo.paginas.sapo.pt/geo12/geo12_contents02.htm


Na imagem abaixo encontra-se um pequeno esquema de um glaciar onde se visualizam as diferntes geoformas glaciárias.

Contrução de perfis topográficos e cortes geológicos


Carta geologica



Na carta geologica, sendo uma representação bidimensional, podemos localizar com facilidade a existência de dobras, falhas, cavalgamentos; contudo, não temos uma imagem precisa do que existe em profundidade.


 A construção de cortes geologicos é uma tecnica que consiste na representação gráfica da secção de terrenos que são intersectados por um plano, geralmentevertical.
Para realizar um determinado corte geológico, é necessária, em primeiro lugar, a construção do perfil topográfico. Um perfiltopográfuco é uma representação bidimensional que permite visualizar o relevo ao longo de uma linha traçada sobre a carta, geralmente um segmento de recta.

Perfil geologico
Após a construção do perfil topografico podemos realizar cortes geológicos segundo a mesma linha recta traçada sobre a carta . A realização de um corte geologico permite visualizar a disposição e a relação entre as diferntes litologias que se encontram em profundidade.


Contrução do corte geologico

No final, estabelecem-se os encontros de limites e correlacionam-se as várias camadas, para obter um resultado coerente com a representação cartográfica observada e analisada no mapa.
Texto elaborado a partir da informação contida no livro de Geologia de 12ºano da Porto Editora e a actividade elaborada na aula de geologia

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

"Portugal não está preparado para sismos"

 Como vimos no video acima publicado, especialistas portugueses em sismos avisam que Portugal pode sofrer, a qualquer momento, um terramoto e um tsunami semelhantes aos que vimos no Japão podendo matar dezenas de milhar de pessoas devido à impreparação do nosso país quanto a estes acontecimentos geológicos.  O grande problema está na falta de resistência da maioria dos edifícios portugueses, ao contrário do que acontece no Japão.
As políticas de controlo da qualidade da construção e os planos de reabilitação urbana têm ignorado a maior ameaça que paira sobre a economia e a vida dos portugueses.
Esperamos que sejam tomadas medidas, que se façam planos de reforço anti-sísmico para os edificios pois a maior parte destes deverão colapsar. 

Reportágem da TVi

Seguidores