sexta-feira, 18 de maio de 2012

O Homem tem, ao longo do tempo, aumentando o seu papel como agente modificador dos solos. A utilização do solo como recurso natural pelas sociedades humanas tem contribuido enormemente para a sua degradação, quer pelo agravamento dos efeitos naturais quer por acção exclusivamente antrópicas.
Uma das principais ameaças que esta a diminuir a capacidade produtiva do solo ao nivel mundial é a erosão. Esta pode apresentar-se em vários niveis de gravidade. O fenómeno da erosão poderá ser desencadeado por uma combinação de factores, como declive acentuado, desflorestação,entre outros.

É importante falar destes assuntos, uma vez que, chamando a atenção para este problema possamos encontrar soluções.

Texto baseado no manual de geologia

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Terremoto de 6,0 graus atingiu ilha de Nova Bretanha, na Papua Nova Guiné


Classificação: Forte
Data:16/05/2012




Um terremoto de 6,0 graus de magnitude na escala Richter atingiu na quarta-feira, 16.05.2012, a ilha de Nova Bretanha, na Papua Nova Guiné, segundo o Instituto Geológico dos EUA (USGS), que não informou por enquanto sobre vítimas ou danos materiais.
A ilha de Nova Guiné, cuja metade ocidental pertence à Indonésia, fica sobre o chamado Círculo de Fogo do Pacífico, uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica que é sacudida por aproximadamente sete mil tremores por ano, grande parte moderados

Aqui está a prova de que o nosso mundo está em constante mudança.

Exploração e modificação dos solos

O solo é, numa definição tradicional, o meio natural para o crescimento das plantas, quer sejam desenvolvidos horizontes de solo, ou não. Neste sentido, a espessura do soloé determinada pelo comprimento das raízes das plantas.
No estudo de um solo podemos considerar a coexistência de três fases da máteria: uma fase sólida (50%), uma fase líquida (25%) e uma fase gasosa (25%).
  • Fase sólida - é constituida por minerais e restos orgânicos. Nesta fase considera-se a existência de uma fracção mineral, que representa 70%. Nesta fase pode também ser considerada uma fracçãi orgânica, constituida por um tipo particular de matéria orgânica, designada por húmus.
  • Fase líquida - é essencialmente formada pela água que se infiltra no solo ou ali origunada.
  • Fase gasosa - é constituida, em grande parte, pelo ar e por outros gases ali libertados na sequencia da actividade biólogica caracteristica de um solo.

Organização do solo



Decidimos publicar algo sobre o solo porque, achamos que ainda hoje existe uma ideia errada do que é o solo, e como ele é constituido. Logo como estamos a dar este tema naa aula de geologia, talvez possamos esclarecer algumas pessoas sobre o assunto.


Texto baseado:

No livro de geologia de 12º ano
Apontamentos do caderno diario.
E imagem retirada de: http://www.dct.uminho.pt/pnpg/gloss/horizontes.html

Ouro no Alentejo


A notícia chamou a atenção, quando estava a ver telejornal da 8 da TVI, onde falavam em trabalhos de prospeção que correram bem e onde se obteve excelentes resultados. A mina de ouro situa-se em Évora, que devera abrir em 2014 devido ao preço do ouro.


Estas são boas notícias para Portugal, porque talvez pode ser a solução para alguns problemas do nosso país.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Cientistas dizem que o continente africano, conhecido pelo clima seco, tem enormes reservas subterrâneas de água

No mais completo mapa já feito da escala e distribuição da água existente embaixo do deserto do Saara e em outras partes da África, os especialistas dizem que esses reservatórios subterrâneos poderiam fornecer água suficiente para o consumo e agricultura em todo o continente, mas admitem que o processo de extração pode ser complexo.
O trabalho, publicado na revista científica Environmental Research Letters, diz ainda que muitos dos antigos aquíferos africanos foram preenchidos pela última vez 5 mil anos atrás.
Agora, os cientistas da British Geological Survey (BGS) e da University College London (UCL) esperam que o novo mapeamento chame atenção para o potencial dos reservatórios subterrâneos.
"As maiores reservas de água subterrâneas ficam no norte da África, em grandes bacias sedimentares, na Líbia, Argélia e Chade", diz Helen Bonsor, da BGS.
"A quantidade armazenada nessas bacias é equivalente a 75 metros de água sobre aquela área. É uma quantidade enorme."

Devido a mudanças climáticas que transformaram o Saara em um deserto ao longo dos séculos, muitos dos aquíferos subterrâneos receberam água pela última vez há mais de 5 mil anos.

No entanto, os pesquisadores alertam que a perfuração de poços tubulares profundos pode não ser a melhor maneira de extrair a água, já que poderiam esgotar a fonte rapidamente.
"Poços profundos não devem ser perfurados sem que haja um conhecimento detalhado das condições das reservas locais. Poços simples e bombas manuais, desenvolvidos de forma cuidadosa e nos locais certos, têm mais chance de ser bem-sucedidos", disse à BBC Alan McDonald, principal autor do estudo.
Helen Bonsor concorda que meios de extração mais lentos podem ser mais eficientes.
"Muitos aquíferos de baixo volume estão presentes na África subsaariana. No entanto, nosso trabalho mostra que com exploração e construção cuidadosas, há água subterrânea suficiente na África para fins de consumo e irrigação comunitária", diz ela, acrescentando que as reservas poderiam contrabalançar os problemas causados pela mudança climática.

Fonte:BBC
Comentário:

Decidimos dar a conhecer este caso, porque na maioria das informações sobre África , como acima referido, diz-nos que existe escassez de água, e a maioria da população não consegue ter acesso a água potável.
Daí ser importante este estudo, caso um dia for mesmo necessário recorrer a esta fonte, saibamos que esta está lá, ainda que haja uma necessidade de descobrir uma maneira de exploração menos complexa.

Esperamos que esta notícia leve a refletir numa solução, uma vez que as pessoas necessitam de um estímulo para a mudança.

terça-feira, 8 de maio de 2012

«Quartzo, o mineral digno de um museu»

No âmbito da visualização do primeiro jornal, chamou-me a atenção uma notícia que retratava, que hoje teria sido a inauguração do unico museu do mundo dedicado ao quartzo. é considerado o maior jazido da eurapa deste mineral, e é um optimo lugar para qualquer pessoa visitar sobretudo aos alunos do ensino secundario qie como nos estuda geologia.

Como tal para um melhor aprofundamento deste assunto, aqui vai um pouco de informação extra:

O Museu do Quartzo, localizado numa antiga zona de exploração mineira no Monte de Santa Luzia, em Viseu, foi ontem inaugurado. Primeiro e único à escala mundial por ser dedicado a um mineral, o museu foi idealizado pelo prestigiado professor Galopim de Carvalho.







Na nossa opinião é importante este tipo de iniciativa, uma vez que promove o desenvolvimento de atividades no âmbito escolar, promoção turística e investigação, considerando que se trata de um ponto privilegiado para se partir à descoberta.

terça-feira, 1 de maio de 2012

As correntes oceanicas

No âmbito da disciplina de geologica foi-nos proposto um trabalho sobre as mudanças globais. Como tal todos elaborados uma apresentação sobre os mais váriados assuntos, no nosso caso foi sobre as correntes oceanicas. Esperamos atarves deste video esclarecer algumas duvidas.


Seguidores